Powered By Blogger

Sou tão pequeno, mas alguém cuida de mim na imensidão das Suas ocupações.

Sou tão pequeno, mas alguém cuida de mim na imensidão das Suas ocupações.
How I am little, but carried in everlasting arms.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Corrigindo minha visão sobre elogios e motivação.

Eu frequentemente ajusto em Deus meus conceitos de motivação, elogios, superação, e serviço.
As vezes achava que alguém, psicologicamente falando, precisa de elogios para manter-se produtivo. Mas quer saber! Eu tenho visto, que eu faço algo não para alguém, mas para Deus, então isto é serviço, e se eu fiz algo para ser reconhecido, então minha motivação era errada, ou seja, eu não fiz para Deus.
Se alguém ainda assim me desonrar, eu não vou me preocupar e nem tentar me justificar, mas continuar fazendo, seja pago ou não, seja aplaudido ou não.
Deus realmente não vê o que eu dou, mas porque e como eu dou.
Preciso também não mudar por causa de uma coisinha que eu fiz e foi brilhante, isto é caráter.
Capacidade de ser quem eu sou sem me vender.
E se eu fiz algo com a motivação errada, isto é, para ser servido e não para servir, então nunca receberei de Deus um presente por isto, pois estas obras serão queimadas no fogo um dia.

Frases - Joyce Meyer

Muitas pessoas tem talento, que a levam a algum lugar, mas não tem caráter, para mante-las lá.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

‘‘Noite Feliz’’

Luzes apagadas…
Ouvidos atonidos…
Respiração ofegante…
Vai-e-vem, corre-corre…
Assim, começou a Noite Feliz do Estado do Paraná, no último dia 22 de dezembro de 2012.
Mais de 2 semanas de ensaios, e preparativos finais, mas os planos já se arrastavam por meses, muita coisa foi substituída. Projetos e projetos, sonhos e sonhos, mas no final, o que prevaleceu foi única e exclusivamente a vontade de Deus.
‘‘Detrás das telas de tecido que enfeitaram o pátio da Escola, eu por um instante chorava tenso e preocupado, orei um instante, e me concentrei no escuro, na anciedade deles mesmos, não dava mais tempo para me preocupar, era a hora.’’ – Diz Renam, um dos professores responsáveis pela realização do evento, mais especificamente pelo canto e a dança dos alunos do Mais Educação. Este é o monitor de Letramento do Programa.
O Texto de abertura começou a ser lido, pouco a pouco, os alunos foram comandados a entrarem em cena. Com lanternas nas mãos, os alunos apontam para o presépio, onde dois alunos representam José e Maria: Israel e Maria Eduarda. Um instrumental de Harpa introduz a canção ‘‘Noite Feliz’’, com vozes que faziam o público ninar, calmamente eles cantaram os versos que falavam do nascimento do Salvador. A primeira parte havia se encerrado, as lanternas foram apagadas, o público aplaude.
Todos com expectativa, o escuro continuava. Outro instrumental da Canção Tradicional ‘‘Noite Feliz’’ começa a embalar a noite. ‘‘Apesar de alguns erros técnicos que atrapalharam a coreografia, o resultado foi ótimo, porque eles acabaram tendo de não mais depender de alguém, mas deles mesmos’’ – Renam comenta. Diligentes eles bailam com as lanternas realizando passos que lembram A Dança das Estrelas. As vozes soam, o suor escorre, flashes e flashes. Durante um solo da própria canção, eles fazem o passo ‘‘Liberdade’’, onde eles dançam livres, sem coreografia, passando uns pelos outros sorrindo e agitando suas lanternas. É hora de voltar, cantando pela últimas vez a canção ‘‘Noite Feliz’’, em suas posições iniciais, de joelhos, apontando suas lanternas para o chão, balançando-as, fazendo um efeito muito bonito, a música termina, eles apagam as lanternas. Tudo o que se ouve são aplausos frenéticos, e as luzes se acendem.
Por cusa de toda tenssão e estresse que envolve e pré-produção e o dia do evento, Renam fala com emoção, elogiando seus alunos, destacando-os como seus filhos e é abraçado por eles.
As surpresas não páram, os alunos de várias séries organizaram uma dança da famosíssima ‘‘Jingle Bell Rock’’ e arrepiaram.
É hora da volta dos alunos do Mais Educação, os pequenos surpreendem, e cantam a canção ‘‘Boas Festas’’, animados e coreografados todos cantam sobre como é possível transformar o Natal de alguma pessoa, qualquer pessoa.
A bateria, a Banda de Fanfarra da Escola, regida pelo professor Weslley embala a última apresentação da Noite Feliz, a canção consagrada ‘‘Jesus Cristo’’. Ritmados, com pastas de coral tradicional e em postura, todos cantam.
Esta noite foi do inovador e pioneiro ao tradicional e simples. De tudo um pouco, e todos deitam suas pastas no chão e com palmas as céus entoam o refrão: ‘‘Jesus Cristo, eu estou aqui!’’
Como uma intercessão todos clamam com maestria. Os aplausos e assobios são os próprios elogios.
Pais e alunos satisfeitos.
O cansaço inerente foi compensado. ‘‘Eu nunca vi de verdade isto acontecendo no Estado do Paraná, e não é um mérito meu, existe uma equipe envolvida, poucas pessoas fazem coisas grandiosas para nós, o que acaba sendo impressionante e pioneiro’’ – diz Renam ao lembrar-se de companheiros importantíssimos na realização de eventos como este.
Renam complementa: ‘‘Tanto nós que estivemos envolvidos a fundo nisso tudo, como eu e a professora Mara, que é a grande responsável pelos maiores eventos realizados no Estado do Paraná, a professora Zélia, que orienta os alunos, que coordena o Programa Mais Educação, do qual procedeu maior parte dos participantes, também a professora Elayne, que sem dúvida é a nossa maior motivadora em termos de acreditar em cada plano, sem dizer um ‘‘não’’ ou um ‘‘não sei’’, como outros professores, a professora Alda, que ornamentou o pátio inteiro, o profesor Weslley, que dirigiu a Fanfarra, a professora Silvia que arranjou algumas das vestes dos meninos, e tantos colaboradores, que cederam aulas, momentos de ensaios, espaços, e tiveram paciencia de aguentar nosso humor, somos importantes.’’
Mas sem dúvida, a maior estrela, Jesus, cedeu um pouco do Seu brilho para estas crianças, que antes podiam se achar imcapazes, mas viram em si mesmas a capacidade de realização, elas foram a extensão do que representa Jesus; esperança, brilho, simplicidade, sorriso, abraço, amor.
E assim, encerramos esta entrevista agradecendo a todos os colaboradores, em especial:

Muza Mara
Renam Pablo
Zélia Farias
Dilma de Carvalho
Weslley Viana
Elayni
Diego
Antonio Marinheiro
Alda
Silvia